Manoel Candeias trabalha na intersecção pesquisa, ensino e produção artística, buscando estabelecer ligações constantes de retroalimentação entre a investigação, a criação e a pedagogia. Professor de interpretação, dramaturgia e história do teatro, leciona para crianças, jovens e adultos, em cursos livres, técnicos, na graduação e na pós-graduação. Publica artigos em revistas científicas, organiza e participa de seminários e outros eventos, para a troca de conhecimento entre investigadores e artistas.
Sua pesquisa de Mestrado em Artes (Unicamp) foi acerca do trabalho do ator Renato Borghi, um dos fundadores do Teatro Oficina e, posteriormente, do Teatro Promíscuo, ambos ainda em atividade, em São Paulo. No doutoramento em Artes da Cena (Unicamp, com bolsa Fapesp), investigou a dramaturgia de Martins Pena e Arthur Azevedo, com um estágio de estudos na Universidade de Lisboa (bolsa CAPES), quando estudou algumas comédias de Gervásio Lobato e Eduardo Schwalbach. Em 2020-21, realizou pesquisa de pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), acerca das relações entre o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e do Teatro de Arena com as chamadas ideias teatrais globais, do segundo pós-guerra.
No ensino de nível superior, lecionou a disciplina Formas do Teatro Cômico no Ocidente, na graduação em Artes da Cena da Universidade de Campinas – UNICAMP (2009-2010) e, desde 2014, é professor de História do Teatro Brasileiro na Escola Superior de Artes Célia Helena, onde integra também o corpo docente permanente e orienta pesquisas do Mestrado Profissional em Artes da Cena. No Célia Helena Centro de Artes e Educação, lecionou também no curso técnico e coordenou, junto com o dramaturgo e professor Marcos Barbosa, o projeto de pesquisa Ações Físicas e Virtuais, voltado para as relações entre as artes da cena e as novas mídias, dando origem a um roteiro para uma série a ser produzida e publicada em diferentes perfis em rede social.
Candeias leciona ainda dramaturgia (SP Escola de Teatro) e interpretação (cursos livres, mais recentemente em Lisboa e Braga, Portugal). Em 2024, foi selecionado pelo programa Culture Moves Europe, financiado pela União Europeia e pelo Goethe-Institut, para realizar uma pesquisa em residência junto ao centro internacional de dramaturgia Wiener Wortstätten, em Viena, onde participou dos trabalhos de tutoria de dramaturgia (Drama Lab) e de conferências e outros encontros relacionados à escrita para os palcos, ao teatro, à mediação cultural e às artes, de modo geral.
Link para o currículo com carreira acadêmica detalhada, na plataforma Lattes: