Roteirista/ Dramaturgo

Manoel Candeias formou-se em jornalismo e trabalha como roteirista desde 2004. Com formação multidisciplinar e intensa atuação profissional, destaca-se pela capacidade de transitar por diferentes áreas da comunicação, elaborando conteúdo com abordagem jornalística, artística, de marketing, entretenimento, pedagógica, acadêmica… Trabalhou como repórter do caderno Riocultura, do jornal Gazeta Mercantil (2000-2001) e participou de um projeto de 12 meses de duração na Fundação Getúlio Vargas (2014-15), ajudando na elaboração da linguagem dos vídeos de educação à distância da instituição. Foi corresponsável pela criação do conceito e  autor dos roteiros dos vídeos do projeto Welcome Kit Volkswagen, que direcionava DVDs para os compradores dos carros da marca. Esse projeto ganhou os prêmios ABRAREC e ABEMD, na categoria relacionamento com clientes, além de aumentar em 30% a intenção de recompra e em 15% a aprovação pós-venda. Manoel Candeias também  atua como diretor de cena, dirigindo vídeos corporativos e de educação à distância.

Estreou como dramaturgo e diretor teatral em 2009, com Juventude Transvirada, no Centro Cultural Elenko/ KVA, em São Paulo. Em 2004, sua peça Te encontro lá embaixo fez temporada de muito sucesso no Centro Cultural São Paulo, sob direção de Nilton Bicudo. No ano seguinte, Candeias dirigiu Volátil, também de sua autoria, apresentada no Centro Cultural São Paulo. Em 2008, sua peça Quase Anônimos (versão original de Te encontro lá embaixo), foi montada no Teatrix, sob direção de Paula Micchi.

Mestre e Doutor pelo Instituto de Artes da Unicamp, Candeias continua a trabalhar como dramaturgo e roteirista, além de lecionar dramaturgia, atuação e história do teatro brasileiro.

Deixe um comentário