Manoel Candeias iniciou sua carreira como ator em 1993, tendo atuado em Um Certo Faroeste Caboclo, de Paulo Faria, que originou a companhia Pessoal do Faroeste; Amor de Servidão, de Marçal Aquino e Marília Toledo, com direção de Marco Antônio Braz; Travesties, de Tom Stoppard, com a Cia. de Ópera Seca, sob direção de Caetano Vilela, Mãe Coragem e Seus Filhos, de Bertolt Brecht, sob direção de Sérgio Ferrara, entre outras produções estreadas em São Paulo, com excursão por outras cidades brasileiras. Em 1999, estreou como dramaturgo e encenador com a peça Juventude Transvirada. Seguiram-se então encenações de seus textos Te Encontro Lá Embaixo (2004), Volátil (2005) e Quase Anônimos (2008). Mais recentemente, em 2023, sua peça A Cidade do Urso foi ganhadora do Concurso de Dramaturgia para a Infância e Juventude, da companhia Teatro Art’Imagem, de Maia, Portugal.
No audiovisual, Manoel Candeias atuou em novelas como Senhora do Destino (TV Globo) e Cidadão Brasileiro (TV Record), séries como O Negócio (HBO) e Escola de Gênios (Gloob), além de protagonizar mais de uma centena de filmes publicitários e vídeos corporativos e educacionais.
Candeias é graduado em Comunicação Social e possui Mestrado em Artes e Doutorado em Artes da Cena, ambos pela Universidade de Campinas. Durante a sua pesquisa de doutoramento, selecionada nos programas de financiamento da FAPESP e da CAPES, realizou um período de investigação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, quando estudou a obra cômica do autor português Gervásio Lobato. Em 2020-21, realizou uma pesquisa de pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Desde 2022, vive em Braga, Portugal, mantendo-se como professor, em modo remoto, na graduação e no Mestrado em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena, em São Paulo. Em 2024, foi selecionado pelo programa de mobilidade Culture Moves Europe, financiado pela União Europeia e pelo Goethe-Institut, para um período de 2 meses de trabalho no Wiener Wortstätten, um centro de dramaturgia com sede em Viena, com projetos locais e internacionais. Candeias leciona história do teatro, dramaturgia e interpretação para atores, para pessoas de diferentes idades e níveis de formação, entre profissionais e iniciantes, inclusive em escolas de Braga.
